24 novembro, 2013

Chaguinha do Nova Jerusalém mostra seu trabalho no programa Esporte 10.

Josilda jogando a Taça Brasil em Recife
O programa ESPORTE 10, da TV Mirante (retransmissora da Globo), exibiu ontem (23) uma reportagem que mostra a bela luta do Sr. Chaguinha para manter a ESCOLINHA RENASCER, no bairro Nova Jerusalém.

Os trabalhos que hoje atendem a mais de 100 crianças e adolescentes, 60 deles meninas, começaram em 2006 com uma proposta diferente – a de formar mais do que simples ou grandes jogadores de futebol, formar grandes cidadãos.

“Que esteja estudando, que obedeça os professores e os pais em casa e tire boas notas”, complementou seu Francisco das Chagas Costa Queiroz, popular Chaguinha, explicando sobre a principal regra para continuar dentro da escolinha.

Há vigilância. Chaguinha dá a boa pressão, faz visita regular às escolas e dá conselhos que tentam moldar a vida de seus alunos.

“Muitas mães chegam pra mim, seu Chaguinha, meu filho melhorou de nota depois que começou a jogar com você…ISSO LHE DÁ PRAZER? Dá prazer e me dá felicidade, isso aqui é minha vida”, contou.

Ele enfrenta dificuldades.

“Nós precisamos de bolas, coletes, você tá vendo aí os meninos jogando um com camisa outros sem camisa, não tem colete pras meninas, fica aquela confusão – eu quero um colete – nos ajude”, apelou

Mas é em meio à tantas dificuldades que ele tem salvo muitas vidas, sobretudo, das drogas, na periferia da cidade.

“Não importa se ele se torne um grande jogador ou grande jogadora, importante é que ele se torne um grande cidadão ou cidadã e mais tarde que ele possa ser uma pessoa de bem pra nossa sociedade e que possa ser, mais tarde, um médico, um enfermeiro, professor, técnico em informática, tornar-se um grande jogador tudo bem, mas o importante é ser cidadão”, concluiu.

Um bom exemplo que deu certo, foi o de Josilda da Silva Oliveira, que morava em frente o campo do Vasco (Nova Jerusalém) e começou a praticar futebol na escolinha do seu Chaguinha. Em 2007 ela ganhou uma bolsa no Colégio Olympus de Codó e construiu uma carreira vitoriosa no esporte escolar maranhense até 2012 quando concluiu o ensino médio. Hoje ela cursa Educação Física na UNINOVAFAPI em Teresina e joga pelo IFPI (Instituto Federal do Piauí) pelo qual disputou este ano a Taça Brasil de Futsal sub 20 em Recife.

Fredson Ricardo - CREF 217/g-PI
Fonte: blogdoacelio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário sobre a matéria acima.