31 março, 2017

Professores de Educação Física preparam suas equipes para os Jogos Escolares Codoenses 2017

Futsal feminino do Colégio Olympus treinando para os JECO´s 2017
Faltando dois meses para a realização dos Jogos Escolares Codoenses 2017, Professores de Educação Física, Instrutores Esportivos e Alunos, dividem-se entre as aulas de Educação Física e demais disciplinas, com os treinos extra-curriculares de equipes escolares das várias modalidades esportivas, que serão disputadas nos JECO´s 2017.

Com o ginásio Deolindo Rodrigues fechado há dois meses, devido algumas telhas de amiantro soltas no telhado, causando risco de vida aos praticantes, os professores e alunos estão preparando suas equipes no ginásio Carlos Fernando, UFMA, Quadra do Vereda...

Em 2017 a Secretaria de Desportos do Maranhão, já oficializou que nos Jogos Escolares Maranhenses, só trabalhará com as modalidades disputadas nos Jogos Nacionais da Juventude, excluindo o futebol, beach soccer, dama..., o que fará com que fiquem fortalecidos os esportes de quadra, como futsal, handebol, voleibol e basquetebol, aumentando assim o número de praticantes e equipes.

Em Codó, escolas privadas, públicas e federal, já finalizaram o período de pré temporada e ingressaram no período de pré competição, onde prevalecem os treinamentos técnicos e táticos, com muitos amistosos e pequenas competições, para avaliação das equipes. Hoje, por exemplo, no ginásio Carlos Fernando, será realizada uma série de amistosos, envolvendo várias escolas, coordenadadas pelos Professores: Djard, Betinho, Fredson, Reinaldo, Annderson, Rodrigo e Cleide, com a seguinte programação:

- Sexta-feira,  31/03

15:30 horas: voleibol infantil feminino: Mundo do Conhecimento x Olympus
16:30 horas: futsal infantil masculino : Mundo do Conhecimento x Olympus
17:20 horas: futsal infantil feminino: Governador Archer x Olympus
18:00 horas: futsal infanto feminino: MEC x F10 Sports
18:50 horas: futsal infanto masculino : Senador Archer x Olympus

- Sábado, 01/04

09:00 horas: Futsal infanto feminino: Senador x Olympus

Fredson Ricardo - CREF 217/g-PI

26 março, 2017

Copa de Futebol União de Bairros 2017: segunda rodada com poucos gols

Copa de Futebol União de Bairros, Conjuntos e Residenciais de Codó, teve nos dias 25 e 26/03, sequência na competição, com jogos espalhados pelos quatro cantos da cidade. Levando os torcedores a prestigiarem as equipes de seus bairros e conjuntos.

A primeira rodada da Copa União de Bairros, apresentou uma excelente média de gols, o que mostra que os atacantes foram bastante eficientes e as defesas ainda precisavam de alguns ajustes. Foram 32 gols em 8 jogos, com a média de 4 gols por partida. O único jogo sem gols foi entre São Pedro e São Sebastião, enquanto a maior goleada foi aplicada pelo Nova Jerusalém que em casa venceu o Residencial São Pedro Por 5x1.

Cohab Vereda 2x4 São Francisco, no campo do Tiro de Guerra

Já na segunda rodada, as defesas se ajustaram e barraram os atacantes, diminuindo consideravelmente a média de gols para 2,8 por jogo.

- Sãbado, 25/03

GRUPO
CAMPO
HORA
EQUIPE

EQUIPE
A
CAMPO DO FABRIL


16:00
STA. TERESINHA
2x1
SANTA LÚCIA
A
INTERNACIONAL
STO. ANTÔNIO
1x4
CODO NOVO
B
TIRO DE GUERRA
CJ. COHAB VEREDA
2x4
SÃO FRANCISCO
C
CAMPO DO ZITÃO
SÃO VICENTE
1x0
SÃO JOSÉ
D
CAMPO DO C.S.U
SÃO SEBASTIÃO
2x2
N. JERUSALÉM
- Domingo, 26/03
GRUPO
CAMPO
HORA
EQUIPE

EQUIPE
B
PARQ. ELDORADO

08:30
SÃO BENEDITO
0x0
CONJ. MUTIRÃO
C
CAMPO DO ZITÃO
RESID. TRIZIDELA
0x1
SÃO RAIMUNDO
D
CAMPO DO VASCO
RESID. SÃO PEDRO
0x0
SÃO PEDRO
Veja abaixo quais serão os jogos da terceira rodada.
Sábado,01/04
GRUPO
CAMPO
HORA
EQUIPE

EQUIPE
A
CAMPO DO FABRIL


16:00
R. SANTA RITA
x
SANTO ANTÔNIO
A
INTERNACIONAL
SANTA LÚCIA
x
CODO NOVO
B
PARQ. ELDORADO
SÃO FRANCISCO
x
CONJ. MUTIRÃO
C
CAMPO DO ZITÃO
SÃO JOSÉ
x
SÃO RAIMUNDO
D
CAMPO DO C.S.U
SÃO PEDRO
x
NOVA JERUSALÉM




Domingo, 02/04
GRUPO
CAMPO
HORA
EQUIPE

EQUIPE
B
TIRO DE GUERRA

08:30
C. COHAB (VEREDA)
x
SÃO BENEDITO
C
CAMPO DO ZITÃO
SÃO VICENTE
x
R. TRIZIDELA
D
CAMPO DO VASCO
RESID. SÃO PEDRO
x
SÃO SEBASTIÃO



A competição está sendo organizada pela Superintendência de Esportes, Cultura e Juventude e tem o apoio da Secretaria de Governo, sendo patrocinada pela administração "Mais Avanço, mais conquistas".
Fredson Ricardo - CREF 217/g-PI

22 março, 2017

Ex Jogador do Barcelona visita treino de futsal feminino do Colégio Olympus

Ronald  com as alunas do futsal feminino do Colégio Olympus e do F10 Sports
Ontem às 16:30 horas, estava eu, treinando as garotas do futsal mirim e infantil do Olympus, na área das arquibancadas do ginásio Carlos Fernando, pois meu horário na quadra é das 17 às 19 horas, quando recebemos a visita do ex jogador de futebol do Barcelona, Ajax e Seleção Holandesa, Ronald de Boer, juntamente com sua filha Demi de Boer e uma comitiva da ONG Plan, a qual já prestei serviços como capacitador de técnicos de futebol.

Professor Fredson e Ronald
Enquato as garotas do futsal mirim e infantil do Colégio Olympus praticavam os fundamentos, Ronald através da sua intérprete, me falava dos objetivos da Plan no Projeto do Futebol Feminino. Foi o momento que observamos muitas particularidades entre projeto de futebol feminino da Plan e do futsal feminino do Colégio Olympus. Começando pela inserção das garotas ao esporte, oportunizando melhoras no seus aspectos motor, físico e afetivo social, promovendo a socialização das mesmas e protegendo-as das drogras, gravidez na adolescência, pedofilia e assédio homossexual induzido, o que tem discriminado muito o futebol feminino, por parte da mídia e da sociedade.

Temos tanto em comum, que o Colégio Olympus já oporunizou bolsas de estudos para a prática do futsal à muitas alunas da Plan, como foi o caso de Josilda Oliveira, que veio para o Olympus como bolsita no 7º ano e ficou até 3º médio, ingressando no curso de Educação Física, e agora formada, exerce a funçao de Diretora de Esportes, na Superintendência de Esportes de Codó, a qual Ronald conheceu no dia anterior e até bateu uma bolinha com ela no Estádio Renê Bayma. Atualmente dentre as várias alunas bolsitas esportivas que o Olympus tem e que fazem parte do Projeto da Plan, desataca-se Hélyda Katriny, que joga na equipe de futsal infanto e faz provas no atletismo, além de ser uma excelente e estudiosa aluna nas diversas matérias da grade curricular.

Ronald, visitando a residência de Hélida
Após fotografar com as alunas mirins e infantis, Ronald deixou bolas de lembranças, observou parte do treino do futsal infanto e de minha equipe adulta F10 Sports, deixando a imagem de um ex-atleta campeão e de um homem solícito, humilde e enganjado no Projeto do Futebol Feminino da Plan, juntamento com sua filha.

Ronald esteve antes no Estádio Renê Bayma, em Timbiras, São Luís e São José de Ribamar que são as cidades maranhenses atendidas pelo projeto do futebol feminino da Plan.

Realizado pela Plan International Brasil, o Projeto de Futebol Feminino tem como objetivo ampliar as oportunidades de inclusão e integração social de jovens e adolescentes, na faixa etária de 14 a 24 anos, nas comunidades rurais das cidades de Codó, São Luís e São José de Ribamar, no Maranhão. Agora, o projeto entra em nova fase, que contará com o apoio dos pais das meninas participantes da iniciativa.

Com o nome “La League”, o projeto desenvolvido pelo escritório da Holanda se tornará uma marca internacional para apoiar meninas a praticarem futebol. Nesta nova fase, a iniciativa fará com que os pais apoiem suas filhas a jogar futebol, daí a importância de Ronald de Boer, pai de cinco meninas, uma delas, Demi de Boer, que é embaixadora de projetos sobre gênero da Plan International Holanda e sabe dos desafios e dificuldades ocasionados pela desigualdade de gênero em todo o mundo. Ela também está no Brasil.

“Se isso é notado onde vivo, imagino em regiões como o Brasil e no interior deste País. Eu como pai gostaria de falar para os brasileiros a importância de eles se envolverem nesta temática”, afirma o jogador que, nessa semana em Codó, no Maranhão, conversa com pais de meninas participantes do projeto, reforçando como podem apoiá-las e participar das ações.

A prática do futebol pode ser uma importante ferramenta para as meninas. Aumentar a participação delas neste esporte pode contribuir para a redução da gravidez e casamento precoce, entre outras violências. No Brasil, como ainda estamos falando de um país machista, isso se reflete no futebol e em casa, quando os pais impedem suas filhas praticarem tal modalidade. Para derrubar estas barreiras, a Plan International realiza projetos de empoderamento feminino por meio do futebol em mais de 25 países.

Fredson Ricardo - CREF 217/g-PI

19 março, 2017

Copa de Futebol União de Bairros 2017: Rodada de muitos gols na manhã de domingo

Após a abertura da Copa de Futebol União de Bairros, Conjuntos e Residenciais de Codó, com a goleada do São José por 4x2 sobre o Residencial Trizidela, os jogos de hoje, domingo (19), foram bem disputados, com menor números de gols, com bastante torcedores espalhaados pelos campos de Codó, acompanhando e torcendo por suas equipes.

Campo do Tiro de Guerra: São Francisco 1x0 São Benedito (atleta chutando a bola sem utilizar a caneleira)
Presenciei no Campo do Tiro de Guerra, o time do São Francisco empolgar sua torcida e vencer o São Benedito por 1x0.

Neste mesmo jogo, verifiquei que as equipes estiveram jogando com bonitas equipagens, distribuídas pelo governo municipal, porém um fato me chamou a atenção: o descumprimento da Regra 4 do Futebol (obrigatoriedade da caneleira como equipamento de proteção). A caneleira que dentre os vários modelos existentes, custa de 6 a  40 reais, e proteje a perna  do atleta de pequenas escoreações, de cortes e até de fraturas. Fato este que certamente o experiente e competente diretor de arbitragem, Senhor Brahma, corrigirá para as próximas rodadas, deixando a competição mais organizada e segura.

Os resultados deste domingo foram:

GRUPO
LOCAL
HORAS
EQUIPE

EQUIPE
C
CAMPO DO ZITÃO



08:30
SÃO RAIMUNDO
3x1
SÃO VICENTE PALOTI
A
CAMPO DO FABRIL
SANTO ANTÔNIO
0x4
SANTA TERESINHA
A
INTERNACIONAL
CODÓ NOVO
2x1
RESID. SANTA. RITA
B
TIRO DE GUERRA
SÃO FRANCISCO
1x0
SÃO BENEDITO
B
PARQUE ELDORADO
CONJ. MUTIRÃO
4x4
CJ. COHAB (VEREDA)
D
CAMPO DO C.S. U
SÃO PEDRO
0x0
SÃO SEBASTIÃO
D
CAMPO DO VASCO
N. JERUSALÉM
5x1
RESID. SÃO PEDRO







Após a primeira rodada, a Copa União de Bairros apresenta uma excelente média de gols, o que mostra que os atacantes estão sendo bastante eficientes e as defesas ainda precisam de alguns ajustes. Foram 32 gols em 8 jogos, com a média de 4 gols por partida. O único jogo sem gols foi entre São Pedro e São Sebastião, enquanto a maior goleada foi aplicada pelo Nova Jerusalém que em casa venceu o Residencial São Pedro Por 5x1.
A próxima rodada acontecerá nos dias 25 e 26 de março, com os seguintes jogos:
- Sãbado, 25/03 às 16 horas
GRUPO
CAMPO
HORA
EQUIPE

EQUIPE
A
CAMPO DO FABRIL


16:00
STA. TERESINHA
x
SANTA LÚCIA
A
INTERNACIONAL
STO. ANTÔNIO
x
CODO NOVO
B
TIRO DE GUERRA
CJ. COHAB VEREDA
x
SÃO FRANCISCO
C
CAMPO DO ZITÃO
SÃO VICENTE
x
SÃO JOSÉ
D
CAMPO DO C.S.U
SÃO SEBASTIÃO
x
N. JERUSALÉM
- Domingo, 26/03 às 08:30 horas
GRUPO
CAMPO
HORA
EQUIPE

EQUIPE
B
PARQ. ELDORADO

08:30
SÃO BENEDITO
x
CONJ. MUTIRÃO
C
CAMPO DO ZITÃO
RESID. TRIZIDELA
x
SÃO RAIMUNDO
D
CAMPO DO VASCO
RESID. SÃO PEDRO
x
SÃO PEDRO
Fredson Ricaardo - CREF 217/g-PI