16 maio, 2013

Programa Atleta na Escola foi lançado oficialmente hoje em Codó.


foto Nilton Messias
Foto: Nilton Messias
A Secretaria de Educação lançou hoje (17) o Programa do Governo Federal, O Atleta na Escola, tendo como objetivo incentivar a prática de esporte nas escolas de todo o Brasil. Em Codó, o lançamento aconteceu na Escola Modelo Remy Archer.
 
Com a proximidade das Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016, o programa de formação esportiva surge com o objetivo de democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir os valores do esporte olímpico e paraolímpico entre os estudantes de educação básica, além de identificar e orientar os jovens talentos no esporte brasileiro.
 
O Governo em parceria com a Secretaria de Educação e de Esporte e Lazer com o intuito de alcançar os objetivos, compõe duas ações:
1) Jogos Escolares: competições que identificarão talentos na modalidade de atletismo;
2) Núcleo de Esporte Escolar (NEE): acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.

Os jogos escolares são compostos de quatro fases consecutivas de competição. São elas:

- Fase escolar: realizada em todas as escolas que demonstrarem interesse em participar do programa desde que precedida pela adesão de sua Secretaria de Educação. A data limite para que os Estabelecimentos do Ensino de Rede Municipal realize as suas competições, como a entrega de fichas de inscrições e súmulas devidamente preenchidas dos alunos classificados é até o dia 03/06/2013. Vale reforçar que a faixa etária permitida é de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

- Fase municipal–regional: realizada por municípios de 100 mil ou mais habitantes e pelos estados em cidades com menos de 100 de cem mil habitantes através de uma composição regional a ser definida pelo governo estadual. Os três melhores classificados da fase escolar, irão participar de uma competição nos dias 19 e 20 no Estádio Renê Bayma em Codó.

-Fase estadual: realizada pelo governo estadual;
Período de 01 a 15/08/2013: Fase para alunos de 12 a 14 anos.
Período de 01 a 15/09/2013: Fase para alunos de 15 a 17 anos.
Local: São Luis-MA

- Fase nacional: realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
Período de 05 a 14/09/2013: Fase para alunos de 12 a 14 anos.
Local: Natal-RN

Período de 07 a 16/11/2013: Fase para alunos de 15 a 17 anos.
Local: Belém-PA

Seguindo as fases acima, o Programa Aluno Atleta passa para a etapa classificatória, uma vez que apenas os melhores atletas de cada estado alcançarão a competição nacional, os Jogos Escolares da Juventude, a ser realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em setembro (para estudantes de 12 a 14 anos) e novembro de 2013 (para
estudantes de 15 a 17 anos).

Para mais informações a Secretaria de Educação estará à disposição para esclarecimentos ou dúvidas, além do site do Governo Federal. http://atletanaescola.mec.gov.br/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário sobre a matéria acima.