30 janeiro, 2017

Moreira, medalhista olímpico, visita SEDEL em São Luís

Medalhista olímpico de bronze desde a última quarta-feira, 25, o velocista maranhense José Carlos Moreira, mundialmente conhecido como Codó (cidade natal dele), visitou na sexta-feira (27) a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) onde conversou com o secretário Márcio Jardim sobre esse momento histórico para o desporto do Maranhão e a possível implantação de projetos esportivos no estado.
José Carlos Moreira, o Codó

Durante o encontro o secretário da Sedel, Márcio Jardim, destacou a importância dessa conquista, que é a maior premiação do esporte maranhense. “Essa é uma grande conquista para o atletismo do Maranhão. Passados alguns anos, mas é um reconhecimento histórico e para nós isso é um feito histórico. É o primeiro maranhense medalhista olímpico e nós estamos orgulhosos do Codó que lutou muito para atingir esse sonho olímpico”, destacou Jardim.
Nos Jogos Escolares Maranhenses – JEMs de 2015, que teve como lema ‘Esporte e Lazer para Todos’, o velocista foi homenageado pelo trabalho que desenvolveu nos últimos anos no atletismo brasileiro, assim como outros atletas maranhenses que também se destacaram nacional e internacionalmente.
Além de conversarem sobre a conquista do bronze na Olimpíada de Pequim, em 2008, o ponto alto do diálogo foi o fomento para possíveis projetos para o atletismo maranhense junto ao Governo do Estado. “Esse encontro marca o início da articulação de projeto voltado para atletas do atletismo no processo de formação. Pois para nós é importante que outros atletas também possam chegar a atingir o sonho olímpico que foi conquistado pelo Codó”, disse o secretário.
Ao falar de sua trajetória o atleta de atletismo do revezamento 4×100 falou que para chegar a essa medalha percorreu um longo caminho de competições estaduais, nacionais e internacionais. Codó disse que ainda está “em choque” com a premiação olímpica.
“Para chegar até essa medalha foi um longo caminho, passei por grandes clubes e para chegar a esses clubes participei dos JEMs, que foi minha trajetória na época do juvenil. Ainda estou em choque com essa notícia da medalha olímpica e só quero agradecer a Deus e minha família que tem sempre me apoiado”, disse Codó.
Ele falou ainda da homenagem do governador Flávio Dino durante os JEMs 2015 e de projetos futuros para o atletismo maranhense.
“Espero com essa medalha poder abrir portas, e, como fui homenageado pelo Governador Flávio Dino e Sedel, como símbolo dos JEMs, quero ser um modelo de inspiração para esses jovens que estão iniciando. O sonho pode se tornar realidade! Queremos desenvolver um projeto dentro de São Luís e levar para o interior do estado. Levar para Codó, Pedreiras, Caxias e região; buscar atletas dentro das escolas montando competições escolares, igual fizemos em Londrina. Lá nós chegamos a ter 120 crianças num projeto entre manhã e tarde, e podemos fazer o mesmo aqui no Maranhão”, concluiu o medalhista olímpico.
Texto : Joyce Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário sobre a matéria acima.