sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Codoense Héllen Shayane, conquista prata nos Jogos Escolares da Juventude 2016

Vanderlei Cordeiro de Lima, Héllen Shayane e Arcelino Martins
A atleta codoense Héllen Shayane, que defende as cores do Colégio Batista de Codó e é treinada pelo Professor de Educação Física, Arcelino Martins, conquistou hoje, 23/09, a medalha de prata nos Jogos Escolares da Juventude 2016, em João Pessoa-PB, no salto em altura, com o salto de 1,55 metros.
Shayane, juntamente com toda a delegação do Colégio Batista, já tinha obtido excelentes resultados nos Jogos Escolares Maranhenses 2016.
Arcelino, muito feliz pela conquista da medalha de prata de Shayane, aproveitou para desabafar: "Temos a segunda melhor saltadora em altura infantil do Brasil. Mesmo não tendo a atenção devida dos gestores esportivos de Codó, pois no período de preparação, tivemos que treinar no Estado Renê Bayma, pegando boladas de peladeiros e até mesmo tendo treinamentos cancelados por causa das constantes peladas. Agora pergunto, quantas medalhas a nível nacional o futebol está dando para os codoenses?".
Antes  da conquista da medalha de prata, Héllen Shayane e toda delegação maranhense participaram ao lado de milhares de atletas e estudantes de todo o Brasil, da cerimônia oficial de abertura da etapa infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares da Juventude 2016, realizada na noite de terça-feira (20), no Ginásio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa/PB.
Professor Arcelino e parte da seleção maranhense de atletismo infantil 2016
O mestre de cerimônias, o judoca Flávio Canto, medalhista nas Olimpíadas de Atenas, iniciou a festa saudando os jovens atletas de todo país e da delegação da argentina. Em seu discurso, disse que uma das coisas mais valiosas da sua carreira foi a oportunidade de conhecer, graças ao esporte, centenas de pessoas e diferentes lugares em todo o mundo.
A festa seguiu com a apresentação do Grupo de danças folclóricas da Paraíba – SESC, que apresentou-se para o ginásio lotado e apresentou um pouco da cultura local ao som de Clássicos da música nordestina e também do Hino da Paraíba. O desfile dos atletas foi precedido pela execução do Hino Nacional brasileiro, na voz da cantora Amanda Lyra, que vai, inclusive, disputar os Jogos como atleta do handebol pela Paraíba. Os alunos e árbitros fizeram seu juramento.
Para a aluna-atleta Margarida Luiza de Sousa Pereira Costa, da Delegação do Maranhão, participar da abertura dos Jogos Escolares da Juventude foi experiência inesquecível. “É a primeira vez que participo e estou gostando dessa nova experiência. Esse momento ficará para sempre registrado na minha carreira de atleta”, contou Margarida.
Em seguida, as luzes foram apagadas e foram anunciados os atletas que, em revezamento, levaram a tocha até a Pira. A judoca Sarah Menezes foi a primeira a carregar a tocha dos Jogos Escolares da Juventude. Seguida por Zé Marco, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000 no vôlei de praia e Angélica Kvieczynski, ganhadora de seis medalhas em Jogos Pan-americanos.
Ainda na cerimônia, a tocha foi conduzida por Daniel Paiola, também medalhista em Pan-americanos; Laís Nunes, prata nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014 e Matheus Santana, ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014. O revezamento da tocha terminou com o campeão Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos Atenas 2004, único atleta brasileiro a receber a medalha Pierre de Coubertain, que acendeu a pira dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016.
“A abertura foi muito criativa. Cada detalhe dessa celebração nos encheu de emoção. O convívio com os atletas medalhistas foi inspirador. Para nós, representantes da Delegação do Maranhão, este momento tão especial serviu de motivação para mantermos o foco e alcançar as metas que estabelecemos para esta competição”, disse emocionada a maranhense Mayara Luiza Menezes da Silva, atleta do judô.
Estiveram presentes na cerimônia, entre diversas autoridades federais, estaduais e municipais, o Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner; a Vice-Governadora do Estado da Paraíba, Ligia Feliciano; e o Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, que declarou abertos os Jogos Escolares da Juventude 2016 e desejou boa sorte aos futuros campeões do esporte brasileiro.
Fredson Ricardo - CREF 217/g-PI
Fonte: Sedel Maranhão

2 comentários:

  1. É isso aê, espero profundamente que o esporte, além do futebol, receba mais atenção dos gestores públicos. Codó possui sim um grande potencial esportivo, que mesmo com todos os percalços segue em frete! Parabéns Héllen Shayane, parabéns Arcelino Martins, parabéns atletas codoenses. 👏👏👏✊✊

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário sobre a matéria acima.