17 novembro, 2024

Mesmo sem apoio, o futsal feminino de Codó continua em alta

Mesmo com quase nenhum apoio das iniciativas públicas e privadas codoenses, o futsal feminino de Codó continua se mantendo em alta, nas competições locais, regionais e estaduais.

Com base na Educação Física Escolar, os Professores de Educação Física e Treinadores de Futsal feminino codoense, continuam desenvolvendo e mantendo o futsal feminino de Codó participando das variadas competições anuais.

Sem políticas publicas e privadas voltadas para o esporte codoense, resta ao Professores/Treinadores de equipes de futsal feminino, a cada competição que inscrevem suas equipes, "mendigarem" a políticos, empresários e profissionais liberais, valores para pagarem inscrições, alimentações e transportes para participarem das diversas competições. Muitas vezes não conseguem metade dos valores necessários e tiram do próprio bolso, para verem suas equipes participarem e representarem Codó mundo a fora.

Equipe codoense F10 Sports está classificada para as semifinais da Liga R10 e da Copa Piauí 2024

Atualmente estamos com uma competição sub 19 em curso (Liga R10 Sub 19 de Futsal Feminino), no ginásio Carlos Fernando, que teve sua primeira fase finalizada ontem, com os seguintes semifinalistas classificados: F10 Sports x R10 Esporte e Primavera x JL Esporte em data a ser definida.

Já no próximo final de semana teremos a equipe codoense sub 20 do F10 Sports viajando a Teresina-PI para representar Codó em duas competições: - semifinal da Copa Piauí sub 20 contra HMQ, pois já fez três jogos no mês de setembro, pagando transporte e alimentação, sem apoio, com os seguintes resultados: 4x1 no CET, 3x0 no TPM e 2x0 no HMQ18. E participará da III Copa HMQ de futsal adulto feminino, com equipes do Piauí e Maranhão.

Recentemente tivemos a equipe codoense do River conquistando o vice campeonato em Chapadinha, o F10 Sports ficando com o vice campeonato da IV Copa APCEP de futsal adulto feminino, perdendo por wxo por não poder chegar a tempo de disputar a final por problemas com o transporte.

Já nas competições de futsal feminino escolar, as equipes codoenses têm obtido excelentes resultados, pois a campeã municipal tem guarantido o transporte da Prefeitura Municipal para a etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses e conquistando essa etapa, garante também o transporte para a etapa estadual dos JEM´s, onde o campeão viaja para os Jogos Escolares Brasileiros com transporte, hotel e alimentação por conta do Governo do Estado do Maranhão.

No futsal, Codó participou somente uma vez dos Jogos da Juventude, em Blumenau-SC, no ano de 2019, com a equipe infanto feminino (15 a 17 anos) do Colégio Olympus, após conquistar os Jogos Escolares Maranhenses 2019.

Na categoria infantil (12 a 14 anos) o futsal infantil codoense participou apenas uma vez dos Jogos Escolares Brasileiros, em 2021, no Rio de Janeiro, com a equipe do Colégio Olympus.

No período da pandemia do Covid-19 ficamos sem as competições escolares e com recursos próprios começamos a participar do Campeonato Maranhense em São Luís. Em 2020 o futsal feminino codoense foi Campeão Maranhense com o infantil e vice com o infanto do F10 Sports/Colégio Olympus. Em 2021, Codó novamente foi campeão maranhense, desta vez com a equipe sub 12 JL Esporte e ficou  com dois vices campeonatos, um na categoria sub 14 com JL Esporte e outro na Sub 19 com o F10 Sports.

As dificuldades do futsal feminino também são do masculino e das outras modalidades esportivas praticadas em Codó. Espero que o novo Prefeito, novo Secretário de Desportos e o novo Secretário de Educação, possam ter uma atenção especial para o esporte codoense, promovendo condições de treinarmos as equipes, de participarmos de competições e de podermos representar bem nossa querida Codó!

Fredson Ricardo - CREF 3573/g-MA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário sobre a matéria acima.