17 março, 2014

SEDEL realizará primeira reunião sobre os XXV Jogos Escolares Codoenses 2014

Futsal Infanto do Olympus em busca do pentacampeonato dos JECO´s
A SEDEL (Secretaria de Desportos e Lazer) expediu para as Escolas públicas, privadas e federal de Codó, em 14 de maio, o ofício circular n° 01-2014, onde o secretário da pasta, Argemiro Araújo Sousa Filho, convida os diretores ou representantes legais das Instituições de Ensino a se fazerem presente na primeira reunião geral dos XXV Jogos Esolares Codoenses 2014 (JECO´s).

A reunião acontecerá dia 18 de março, às 16 horas, no laboratório de informática da Escola Ananias Murad (campeã geral dos JECO´s 2013).

Como é de praxe, deverão ser discutidas as adesões das escolas participantes, bem como as modalidades, categorias e naipes que cada Instituição deverá participar.

Uma das diferenças dos JECO´s 2014 em relação aos do ano passado será a exclusão do beach soccer infantil e infanto feminino (que não fazem mais parte dos JEM´s), o que deverá elevar bastante o número de equipes participantes na modalidade de futsal infantil e infanto feminino, deixando-a mais competitiva e atraente ao público.

Outra novidade que deverá ser abordada nessa primeira reunião será a divulgação da etapa regional leste dos JEM´s que será realizada em Codó no período de 03 a 10 de julho, com as participações dos campeões das modalidades de beach soccer, futebol, futsal, handebol, basquetebol e voleibol dos municípios de Timbiras, Coroatá, Caxias, Timon, Cantanhêde, Coelho Neto dentre outros e os campeões e vices de Codó (por ser cidade anfitriã).

Uma das principais reivindicações dos professores de educação física, deverá ser, a realização dos Jogos na categoria mirim (10 a 12 anos), pois, em 2013 a SEDEL propôs que esta categoria fosse realizada paralelamente ao infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos), no entanto, os professores solicitaram que os Jogos Mirins fossem realizados na semana da criança, com concordância da SEDEL que não cumpriu o acordo.

Os Jogos Escolares Codoenses são os maiores do Maranhão, em número de escolas, modalidades e alunos-atletas participantes, no entanto, os campeões de cada modalidade ainda têm que disputar uma regional, para somente o campeão ter o direito de disputar os Jogos Escolares Maranhenses, enquanto a cidade de Imperatriz manda diretamente o campeão e o vice de cada modalidade para os JEM´s e o terceiro colocado ainda tem o direito de disputar a sua regional. Privilégio este que, nós professores, a SEDEL e nem o Secretário Estadual de Esportes sabem explicar.

Fredson Ricardo - CREF 217-G-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário sobre a matéria acima.