15 abril, 2014

Codó: 118 anos de esportes

Fausto dos Santos


A cidade de Codó é um celeiro de revelar grandes atletas. No atletismo, handebol, futebol e outras modalidades. O Futebol codoense é riquíssimo de atletas. Temos uma bela praça de esportes que já recebeu o Flamengo e Vasco do Rio de janeiro, um jogo pelo Campeonato Brasileiro Serie C envolvendo as equipes do Sampaio Correa e Paysandu.

Fausto era um volante de muita disposição, grande técnica, habilidade, liderava o meio de campo de sua equipe com muita elegância e tinha precisão no toque de bola.

Considerado o melhor jogador de sua posição nas décadas de 1920 e 1930. Por isso na copa de 1930, o jogador despertou a cobiça de vários clubes do exterior. No mundial do Uruguai, em 1930 recebeu a alcunha de “Maravilha Negra” pela crônica esportiva uruguaia devido a sua atuação na copa de 1930.

Iniciou sua carreira defendendo o Bangu em 1926, no inicio de 1929 chega ao Vasco, clube ao qual retornaria em 1934. Durante uma excursão do Vasco à Espanha ele e o goleiro Jaguaré Bezerra de Vasconcelos impressionaram tanto pelo futebol apresentado que o Barcelona o contratou-lhes imediatamente em 1931. Após um ano na Espanha transferiu-se para atuar pelo Young Fellows, da Suíça, em 1934 chega para defender o Nacional, do Uruguai e em 1935 retornou ao Vasco. Morreu precocemente em razão da tuberculose aos 34 anos.


Evandro time do America


França

Françoaldo Sena de Souza, mais conhecido como França (Codó, 2 de março de 1976), é um radialista e ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante1 .

O maranhense França Lima iniciou sua carreira atuando pelo Nacional de Manaus em 1993 e por este clube foi revelado, no ano seguinte assinou contrato com o XV de Jaú e chegou ao São Paulo Futebol Clube no final de 1995.

Logo em 1996, mesmo na reserva de Muller e Almir no Paulistão, França marcou 8 gols, um deles foi um golaço de bicicleta contra o Rio Branco no Pacaembú. Ele brilhou muito no Tricolor Paulista, fazendo muitos gols. Em 323 partidas pelo São Paulo, França fez 182 gols, marca que o registrou como o quarto maior artilheiro da história do clube e a 11ª melhor média de gols do clube(0,56 gol por jogo). Venceu 2 campeonatos paulistas, em 1998 e 2000 – com França artilheiro em ambas competições, com 12 e 18 gols, respectivamente – e um Torneio Rio-São Paulo, onde França foi novamente artilheiro também, com 6 gols.

Os seus muitos gols e assistencias, lhe renderam algumas convocações para a seleção brasileira, entre os anos de 2000 e 2002. Em um amistoso entre Brasil e Inglaterra em maio de 2000, França fez o gol brasileiro no empate de 1 a 1 em Wembley.



Fernando


Celio Codo


Moreira Atletismo

José Carlos Moreira (Codó, Maranhão, 28 de setembro de 1983) é um velocista brasileiro especialista nos 100 metros rasos.

Moreira mede 1,68 m e correu as semifinais do revezamento 4×100 metros dos Jogos Pan-americanos de 2007, ajudando o Brasil a chegar à decisão e conquistar a medalha de ouro. Participou dos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, na mesma prova e obteve o quarto lugar na final ao lado de Bruno de Barros, Sandro Viana e Vicente de Lima.





Claudio e Paulo Cesar no Fabril




Nacional


Vasco 1987 em Codó


ESTA FOTO É UMA RARIDADE – DATADA DE 1920 – FUNDAÇÃO DO FABRIL ESPORTE CLUBE – EM PÉ ATRÁS: DA ESQUERDA PARA A DIREITA: OTACILIO SOARES( Tio de Domingos Soares, pai de Dna. Priscilla), OSCAR GONÇALVES (Pai de Walter Zaydan Gonçalves) e DEOLINDO LUIS RODRIGUES ( Pai de José Inácio). SENTADOS: RAUL SERRA MARTINS (Cunhado de Sebastião Archer), SEBASTIÃO ARCHER (Pai de Ruy,Remy,Renato, Ruth e Ronaldo), DR.ELIZABETO BARBOSA DE CARVALHO ( Juiz de Direito de Codó ) e o MESTRE DA FÁBRICA DE TECIDOS. O FABRIL COMEÇOU COMO UM CLUBE DE FUTEBOL E CAÇA. RARIDADE.


Nacional de Codó – MA
Quarteto bom de bola
Da direita pra esquerda
Em pé: Eu, Viana Neto
Abaixados: Angêlo e Bodinho



MarcosPimentel

Zezão Trator - lutador internacional de MMA


Fredson Ricardo - CREF 217-g-PI
Fonte: Codó notícias

3 comentários:

Poste aqui seu comentário sobre a matéria acima.