24 dezembro, 2016

Como será o Esporte Codoense a partir de 2017?

As perguntas mais frequentes que se escuta desde que Fracisco Nagib foi eleito prefeito, relacionadas ao esporte, são: Quem será o secretário? Ainda haverá Secretaria de Desportos e Lazer? Terá campeonato codoense de futebol? Codó participará do campeonato maranhense de futebol? Os esportes de quadras terão competições organizadas pela SEDEL? Vão continuar com os Jogos Escolares Codoenses? As equipes das mais variadas modalidades esportivas vão receber ajuda de transporte para participar de torneios intermunicipais, estaduais e interestaduais? O atletismo terá o apoio para local de treinamento e logística de viagem, para continuar participando de norte-nordeste e campeonatos brasileiros?...

Sem dúvida, são muitas perguntas e dúvidas. Mas, como tenho repetido inúmeras vezes a colegas de profissão e desportistas em geral, a expectativa é a melhor possível. Primeiramente, como já é de conhecimento de todos (extra-oficialmente), quem responderá pela pasta do Esporte Codoense, será Junior Goiabeira. Desportista que atuou muitos anos pela ONG Plan, onde dentre muitos projetos trabalhou com o de Futebol Feminino. É sem dúvida um nome de respaldo e tem tudo para fazer um excelente trabalho em prol do esporte codoense. Se dará certo ou não, só o tempo dirá!

Ao que tudo indica a Secretaria de Desportos e Lazer, passará a ser um Departamento ou Superintendência, agregada à secretaria de Governo (como foi noticiado no Blog do Acélio), o que não muda nada, haja vista a SEDEL nunca teve dotação orçamentária, e para realizar qualquer evento, sempre teve que recorrer direto ao prefeito.

Imagina-se que a SEDEL dará apoio à Liga Codoense de Futebol (LICOF), que ficará responsável pela organização do futebol codoense como um todo.

Provavelmente, o novo Secretário (Superitendente ou Diretor) trabalhará com Departamentos, como por exemplo: Desporto Escolar, Alto Rendimento e Atividades de Lazer, onde terá um profissional respondendo por cada setor.

Os Jogos Escolares sempre foram o "carro-chefe" da Secretaria de Desportos e Lazer, com toda dotação orçamentária vindo da Secretaria de Educação, em todas as fases: municipal, regional e estadual. Creio que haverá melhorias tanto no planejamento como na execução dos anuais e esperados JECO´s, pois a não realização dos mesmos, seria como dar um "tiro no pé".

A respeito do apoio logísitico de transportes para equipes codoenses representarem Codó em competições de finais de semana, em outros municípios e estados, nas modalidades: futsal, handebol, voleibol, basquetebol, futebol, atletismo, badminton, lutas... Creio que haverá entendimentos entre as pastas, para que se melhore a participação das equipes codoenses em tais eventos.

Então amigos desportistas, amantes do esporte da nossa querida Codó. O que se espera é que o calendário antes executado pela SEDEL, seja mantido, e acrescentado de competições de modalidades esquecidas pelas antigas gestões, como: voleibol, handebol, basquetebol, futsal, atletismo, ciclismo, badminton, tênis de mesa, lutas, dentre outros. E que Projetos como "Segundo Tempo" e muitos outros disponíveis pelo Governo Federal, possam enfim, sair do papel e sejam executados, proporcionando oportunidades de trabalho em forma de bolsas à estudantes de Educação Física, e lazer e esporte para a comunidade de maneira geral.

Ao que tudo indica,  a imprensa (rádio, televisão, blogs) terá mais proximidade à nova gestão esportiva e sem privilégios. Algo que parece bastante salutar, pois nestes últimos anos, para divulgarmos alguma realização da SEDEL, precisaríamos ir atrás e às vezes ainda nãos nos era fornecido o material, em contrapartida, tivemos durante muitos anos, um canal de TV ligado à Prefeitura e um Programa Esportivo, que no início tinham três apresentadores, depois dois e atualmente só o colega Hélcio Costa, hoje denominado "Sport +" que mostra tudo, menos as competições realizadas em Codó, algo que também espero que melhore, pois acho mais viável mostrar o que acontece com nosso esporte local do que repassar matérias nacionais que vemos na Globo, Band, Sportv, ESPN, Fox...

Fredson Ricardo - CREF 217/g-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário sobre a matéria acima.