27 novembro, 2018

Regional dos Cocais do Campeonato Maranhense de Futsal 2018 foi realizada em Codó

Aconteceu no último final de semana, 24 e 25/11, no ginásio Carlos Fernando, em Codó, duas rodadas da Regional dos Cocais do Campeonato Maranhense de Futsal, na categoria sub 16 masculina.

Seleção de timon: venceu suas duas partidas e já está classificado para as oitavas de finais
Com três equipes codoenses: Ajax, Escola Modelo e Milênio, a expectativa ficava por conhecer a quarta equipe: seleção de Timon que com mais tradição nas competições estaduais figurava como favorita do grupo.

Antes de viajarem até Codó, o time de Timon teve uma reunião com os representantes da Secretaria de Esportes de Timon com a seguinte mensagem do seu secretário: "A Seleção Timonense de Futsal segue para Codó. Hoje (24) os nossos garotos estreiam no Campeonato Maranhense de Futsal Sub-16, competição de suma importância para todos eles que sonham em serem formados e revelados por meio do esporte. Às 20 horas, ja farão o primeiro jogo contra o Milênio e amanhã (25) enfrentarão às 10 horas, o time do Modelo, ambos de Codó. Que seja um momento de experiência, vivências, socialização e interação com outros jovens maranhenses. A prefeitura de Timon vai pagar todas as despesas da equipe timonense, desde o transporte, hospedagem e alimentação. Esse é um compromisso que temos de incentivar o esporte em todas as suas dimensões."

E o jogo entre Timon e Milênio Foi emocionante, tendo o time codoense aberto uma vantagem de 5x2, mas com queda no rendimento físico e com a boa utilização do banco de reservas de Timon que conseguiu uma linda virada de placar por 6x5. Antes enfrentaram-se Modelo e Ajax onde prevaleceu a melhor postura tática ofensiva e defensiva da Escola Modelo que venceu por 6x3.
Milênio: obteve uma vitória e uma derrota e segue com chances de passar para as oitavas de finais
No domingo (25), a Escola Modelo voltou à quadra para enfrentar a seleção de Timon. O jogo foi estudado e com bom nível tático, mas prevaleceu a maior experiência da equipe Timonense que venceu por 4x2. No jogo de fundo a equipe do Ajax perdeu mais uma vez, apostando na individualidade de seus atletas, foi goleada por 9x2 pelo Milênio, que aliou a boa tática da sua equipe ao bom preparo físico e técnica dos seus atletas.
Escola Modelo: com uma vitória e uma derrota vai tentar a vaga para as oitavas de finais contra o Milênio.
As equipes codoenses, que têm o apoio da Superintendência de Esportes, que cedeu o ginásio Carlos Fernando para treinos, preparam-se agora para disputarem a terceira rodada em Timon, nos dias 08 e 09 de dezembro, com a seguinte programação:

- 08/12: Escola Modelo x Milênio e Timon x Ajax
- 09/12: oitavas de finais, classificatória para a etapa estadual: 1º colocado x 2º colocado
Ajax: com duas derrotas, tentará surpreender Timon na última partida
Existe a possibilidade do jogo entre Modelo x Milênio ser disputado em Codó e apenas o vencedor viajar para Timon com a missão de disputar o jogo de oitavas de finais contra Timon que já está classificado.
Arbitragem FEFUSMA
Todos os jogos realizados em Codó tiveram a arbitragem da FEFUSMA, com árbitros de Codó e Santa Inês.

Em uma conversa informal com o Superintendente de Esportes de Codó, Júnior Goiabeira, sobre as equipes codoenses que pela primeira vez participam do campeonato maranhense sub 16, o mesmo relatou o seguinte: "Nós que fazemos a  Superintendência,  temos a consciência de que precisamos fazer mais pelo esporte codoense. Sabemos que estamos distantes de centros importantes no Maranhão, tais como: Imperatriz, Timom e Caxias . Essas ações precisam de urgências, para que daqui há 5 ou 10 anos, estejamos em condições iguais, sobretudo no que tanje à infra-estrutura. Nosso potencial humano é muito grande. Teremos uma conversa com nosso prefeito, que está marcada para Janeiro. Espero  ter nossas reivindicações atendidas e assim caminharmos rumo ao sonho. No mínimo dois ginásios com placar eletrônico, cadeiras, sistema de som, cabines de rádios e tv´s. Professores de Esporte nas escolas públicas com materiais e equipamentos para desenvolver seus trabalhos. Competições constantes  para nossas equipes educacionais e amadoras, dentro e fora de Codó. Implementar o dia municipal do Esporte Codoense. Passeio ciclístico noturno semanalmente e tantas outras coisas professor. Planejamento, vontade e coragem não nos falta."

Fredson Ricardo - CREF 3573/g-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário sobre a matéria acima.