09 fevereiro, 2017

Disciplina Educação Física é esquecida em logotipo de semana pedagógica em Codó

Logotipo da Semana Pedagógica 2017
A Prefeitura Municipal de Codó, "Mais avanço, mais conquistas", através da SEMECTI (Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Tecnologia e Inovação), estará realizando de 13 a 17 de fevereiro, a "Semana Pedagógica".

Como sou Professor de Educação Física da Escola Municipal Remy Archer desde 2002 e da Escola Municipal Governador Archer desde 2010, fui acessar o site da Prefeitura para efetuar a minha inscrição online. Deparei-me com um bonito logotipo, que tinha o nome das disciplinas e a simbologia de cada. Atentamente fui visualizando uma a uma, na expectativa de encontrar o símbolo de Educação Física, mas para minha desagradável surpresa, tinham esquecido, ou ignorado, não sei ao certo. Só sei que nunca havia me sentido tão excluído profissionalmente do processo pedagógico, que de imediato publiquei o logotipo nos 40 grupos de wats app que participo. Meus colegas de profissão, meus alunos, desportistas, ex-professores, Professores universitários... foram solidários à minha indignação. Um Professor universitário chegou a sugerir que eu fizesse uma colagem e colocasse o símbolo de Educação Física no centro do logotipo. Alguém da SEMECTI postou em um dos grupos que os técnicos iriam corrigir o Layout, porém até o momento o fizeram. 
Meus alunos de Educação Física do 9º ano 2016 da Escola Remy Archer
Certo que, ao acessar o site para a incrição, encontrei a disciplina Educação Física, juntamente com Português, Inglês e Artes, na Área de Conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mas aquela lembrança de conferir o logotipo e não encontrar a disciplina para qual estudei cinco anos na Universidade Federal do Piauí e ministro aulas há 19 anos, é triste e decepcinonate, principalmente quando o tema da Semana Pedagógica é: "Currículo Escolar Integrado: Uma construção necessária, para repensar, rediscutir e reformular a proposta curricular".


Minhas ex alunas do 9º ano da Escola Governador Archer na final feminina dos Jogos Cooperativos Interclasses 2016

Lei nº 9.394/96 dispõe para a Educação Básica:
A Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno nos casos acima.

Fredson Ricardo - CREF 217/g-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário sobre a matéria acima.